Conheça agora 7 tipos incríveis de fotografia de surfe


Criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio da prática. Para um fotógrafo conseguir se destacar, é muito importante ser criativo na hora de clicar.

Pensando nisso, neste post vamos falar sobre sete tipos de fotos que você pode experimentar na fotografia de surf, pincelando algumas características e dando exemplos de suas práticas. Vamos lá!

1. Fora d’água

A primeira opção, e talvez a mais simples, é fotografar da areia. Não é preciso trajes ou equipamentos especiais e é a modalidade que oferece o menor risco. Mas é preciso ter criatividade para explorar os ângulos e a luz, uma vez que é mais comum ter fotógrafos na areia do que dentro d’água.

Usar uma lente teleobjetiva pode ser uma vantagem competitiva, pois permite maior proximidade do atleta. Explore ao máximo a paisagem.

2. Dentro d’água

De dentro d’água é possível criar imagens mais artísticas, colocando metade da lente dentro da água e a outra metade fora; criando o efeito das gotas refletindo a luz do sol (dependendo de como você prepara a caixa estanque); fazendo fotos completamente submersas por trás da parede da onda; ou incluindo o cenário urbano na imagem, fotografando de dentro do mar e em direção à praia.

Para fazer esse tipo de fotografia, use uma caixa estanque. Esse equipamento envolve o corpo e a lente da câmera, impedindo a entrada de água.

3. Backlight

Fotografia backlight, ou contra luz, é aquela feita com a principal fonte de luz posicionada atrás do seu motivo principal.

No surf, ela pode ser feita ao nascer ou ao pôr do sol, quando o sol está mais próximo da linha do horizonte, subexpondo a imagem. Assim, as cores do céu e do mar muitas vezes ficam bastante vibrantes, mas o surfista fica todo em silhueta.

4. Noturna

Para fazer fotografia de surf noturna, é necessário uma fonte de luz artificial, como um flash. Devido à escuridão, a velocidade da câmera deve ser bem rápida. Portanto, para complementar a entrada de luminosidade, é preciso jogar uma luz extra para conseguir produzir essa imagem. Uma maneira de fazer isso é posicionar a luz atrás da onda. Ela atravessará a água, destacando sua cor e iluminando o atleta.

Pela ausência de luz solar, também é possível explorar cores diferentes fazendo uso de sinalizadores. Por ser uma modalidade ainda pouco explorada na foto de surf, essa é uma ótima variação para se experimentar.

5. Longa exposição

Normalmente, fotos de esporte são fotografadas com velocidades bem rápidas, para que se possa congelar a ação, mostrando com nitidez o movimento e a pose do atleta. Mas, ao aumentar a exposição, a água, em vez de congelar na imagem, ficará fluida, formando uma espécie de véu. O movimento do surfista ficará borrado, mas essa é uma escolha artística do fotógrafo.

6. Drone

A fotografia feita com drones é tendência no momento. Não é ideal para iniciantes, pois esse é um equipamento mais específico e com custo mais alto de investimento.

Porém, o drone dá uma liberdade muito grande, uma vez que com ele você pode fotografar praticamente de qualquer ângulo, capturando uma infinidade de enquadramentos. Além de, é claro, ter a possibilidade de fotografar de cima, ângulo que só é possível com esse equipamento (a não ser que você tenha um helicóptero. Hehe).

7. Lifestyle

A fotografia lifestyle é aquela que se dedica a registrar o cotidiano da vida de alguém, aproximando-se o máximo possível da realidade. É uma fotografia menos posada e mais espontânea.

No surf, ela pode ser aplicada fazendo fotos que vão além do mar. Fotografar o surfista em casa, por exemplo, preparando suas coisas para sair para a praia; no carro, com seu cachorro, a caminho da praia; na areia, passando parafina na prancha, antes de entrar na água, ou sentado conversando com os amigos, após ter saído do mar.

Não se esqueça: na fotografia de surf, a principal iluminação é a do sol, portanto, saber desenvolver bem o uso dela é essencial para o seu sucesso. Estude bastante sobre como usar essa fonte de luz natural.

E aí, pronto para experimentar esses tipos de fotografia? Então não deixe de conferir  também nosso post sobre dicas de fotografia de surf!

Previous Conheçam o Fotógrafo do Mês: Zero Dois Zoom!
Next Foto relato: A Via Láctea em Camburi por Ale Rodrigues

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *