10 ideias para celebrar o dia internacional do surf!


Uma seleção de ações para celebrar e divulgar a data

No sábado, dia 20 de junho, comemoramos o Dia Internacional do Surf – que na realidade é celebrado sempre no terceiro sábado do mês de junho, desde 2005.

O dia internacional do surf foi criado por iniciativa conjunta da Surfrider Foundation com a Surfing, na época uma das publicações mais importantes do mundo. Na Califórnia, o dia do surf é oficial, e o estado realiza campanhas de conscientização e proteção das praias e oceanos durante essa época do ano.

Dia internacional do surf - Surf Foundation
Foto: Ricardo dos Santos – Pipeline, capa da Surfing

O dia internacional do surf é uma oportunidade para cada surfista refletir e agradecer pela importância do surf em nossas vidas, relembrar nossas viagens e experiências, cuidar de nossas praias e contribuir com a comunidade.

Em várias partes do mundo, o dia internacional do surf é celebrado com ações de limpeza das praias, oficinas e festivais. Afinal, muito mais do que uma atividade esportiva, o surf é um estilo de vida, ligado à saúde e respeito à natureza.

Em tempos de pandemia, fizemos uma seleção de ideias para você celebrar com alegria e segurança, em qualquer lugar do Brasil:

1- Surfar no seu pico preferido

Respeite as orientações das autoridades de saúde no seu estado e município! Em boa parte do país o surf já está liberado. Se a sua cidade permite as atividades ao ar livre, vale aproveitar a data para pegar o carro ou a trilha e surfar aquela onda especial.

2- Participar de uma ação de limpeza da sua praia

As escolas e associações costumam realizar mutirões de limpeza nesta data. Aproveite para se juntar ou organize seu próprio grupo – sempre respeitando o distanciamento social. Aproveite para criar o hábito de sempre recolher o lixo encontrado na areia quando estiver saindo da praia. Cada pedaço de plástico, alumínio ou bituca de cigarro conta, pois pode intoxicar e matar aves, peixes e tartarugas.

3- Planejar sua próxima surf trip inédita

Pode ser uma trip internacional, uma viagem pelo Brasil ou mesmo um pico próximo mas ainda desconhecido. Você precisa conhecer novas ondas! Aproveite a data para pesquisar, conhecer a melhor época e as condições ideais, planejar e engatilhar a próxima aventura.

4- Realizar uma doação para uma escola de surf ou organização sem fins lucrativos

Toda cidade tem uma escolinha, associação ou organização que merece seu apoio. O surf é uma ferramenta importante de integração social, saúde e educação ambiental, especialmente para crianças e adolescentes. Muitas das instituições dependem de serviços voluntários, doações em dinheiro ou mesmo em pranchas e equipamentos usados.

Dia internacional do surf - Surf sem fronteiras
Foto: Surf sem fronteiras, que realiza um belo trabalho em Florianópolis, junto a pessoas com necessidades especiais – através de pranchas e materiais adaptados

5- Aprender sobre os oceanos e a vida marinha

Tem crianças em casa? Faça uma visita virtual a um aquário ou museu marinho.
Por mais experiente que você seja, ainda dá pra aprender muita coisa. Descubra como as ondas se formam, estude a geografia do seu pico e ganhe novas habilidades ao analisar a previsão das ondas.

6- Calcular uma estimativa de quantas ondas você já surfou na vida

Vamos lá: caneta, papel, calculadora e boa vontade. Lembre-se das aulas de matemática e faça uma estimativa honesta para chegar a um número aproximado. Você pode se surpreender com o resultado! Faça as contas junto com os amigos e garanta boas risadas.

7- Deixar sua casa mais bonita

É fácil reconhecer quando se entra na casa de surfistas, pela coleção de lembranças das viagens e ondas: desde imã ou adesivo na geladeira, objetos de decoração ou acessórios.

Dia internacional do surf - Surf Art loja de quadros
Surf Art – A melhor loja de quadros do lifestyle de surf do Brasil

Aproveite o dia internacional do surf para fazer um upgrade no seu lar, com objetos decorativos feitos pelos artistas e profissionais da nossa comunidade, como surfistas, fotógrafos, shapers e ilustradores. Para se inspirar, confira nossa nova galeria de quadros exclusivos.

8- Postar suas fotos de surf

É o dia mundial do surf e todos estão celebrando nas redes sociais! Deixe a timidez de lado e compartilhe uma seleção de suas melhores (e piores) fotografias de surf. Aproveite e utilize as hashtags #surfmappers, #diamundialdosurf, #InternationalSurfingDay para ganhar destaque.

9- Mandar um salve para sua galera

Aproveite esse dia para mandar um salve para aquela galera do surf das antigas, que você não vê há algum tempo, relembre aquela surftrip ou aquele mar clássico. Afinal o surf tem muito a ver com as amizades não é mesmo? Valorize!

10- Celebrar!

Ainda estamos enfrentando uma pandemia e as aglomerações devem ser evitadas, segundo orientações das autoridades de saúde. Então neste ano a celebração fica por conta de cada um, em sua residência, ou com a galera por videoconferência – o importante é agradecer por tudo que o surf traz para nossas vidas!

Por que o dia internacional do surf é uma data importante

A International Surfing Association estima que existem atualmente cerca de 30 milhões de surfistas em todo mundo, e cerca de 3 milhões deste total são brasileiros, de todas as idades, espalhados por todo litoral e cidades próximas (ou nem tão próximas).

Os surfistas menos experientes podem não se lembrar, mas até pouco tempo atrás o surf brasileiro era pouco valorizado, tanto dentro quanto fora do país. Era difícil imaginar que teríamos hoje em dia uma brazilian storm, com 3 campeões mundiais: Adriano de Souza (2014), Gabriel Medina (2015, 2018) e Ítalo Ferreira (2019).

Isso sem falar nas outras categorias, com os campeões mundiais de SUP, Leco Salazar (2012), Nicole Pacelli (2013) e Caio Vaz (2015), no longboard com o bi-campeão mundial Phil Rajzman (2007, 2016).

Graças aos atletas e aos praticantes do presente e do passado, o surf atualmente faz parte do cotidiano dos brasileiros. Nas praias, nas telas da televisão e também nas lojas, onde o público que não surfa mas se identifica com o estilo de vida é estimado em até dez vezes o número de surfistas no país.

O mais importante de tudo isso, é que hoje vemos em todo o litoral iniciativas que utilizam o surf como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, integração social e qualidade de vida. Temos no país um grande número de escolas e associações. Há escolinhas para crianças, treinos para surfistas intermediários, grupos de surf feminino.

Nós sabemos que o surf realiza sonhos, pois estamos sempre focados na próxima etapa do nosso eterno aprendizado.Desde os primeiros drops, os primeiros drops seguros, as primeiras paredes, manobras, tubos, aéreos, ondas grandes. Para nós mortais, qualquer que seja o seu nível dentro d’água, há sempre uma próxima etapa, um desafio maior. Mas o que vale mesmo é a jornada, e a realização a cada etapa vencida e a cada sessão clássica.

Dia Internacional ou Dia Mundial do Surf?

Dia internacional do surf - Canggu, Indonésia
Canggu, Indonésia // Foto por: André Schneck

Por enquanto, a data não pode ser chamada de Dia “Mundial” do surf. Não chega a ser mundial porque muitos países não possuem litoral. Num futuro próximo, isso também pode mudar com as piscinas de ondas chegando ao interior dos países e cidades de todo mundo. A participação do surf nos jogos olímpicos também deve popularizar ainda mais o esporte nos próximos anos.

Se isso será bom ou ruim – há controvérsias. Mas isso já é assunto para uma outra conversa!

Previous Se você é amante do lifestyle surf, esse texto é para você! Conheça a Surf Art, a nova loja de quadros de surf.
Next Dicas para surfar e fotografar com segurança durante a pandemia

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *