5 cuidados com o equipamento fotográfico que você deve ter


equipamento fotográfico

Fazer fotos de surf pode ser gratificante devido ao cenário, à proximidade com a natureza e à oportunidade de capturar momentos incríveis. Mas, se você não tomar os devidos cuidados com o equipamento fotográfico, pode ter uma bela dor de cabeça.

Isso porque a praia é um ambiente que oferece uma série de riscos para a integridade de sua câmera, como areia, calor, umidade e maresia!

Se você quer saber como cuidar do seu equipamento da forma correta e continuar fazendo fotos de surf com segurança, leia este artigo até o fim!

1. Tenha atenção com o transporte

Um dos primeiros cuidados que devem ser tomados com o equipamento fotográfico é o transporte. As câmeras e lentes são objetos sensíveis e, por isso, não devem ser levados de um lugar para outro de qualquer forma. Afinal, você não quer que nada aconteça com elas a caminho de um trabalho, não é mesmo?

A melhor forma de fazer o transporte é colocar todos os equipamentos em bolsas próprias e levá-los no porta-malas. Lá é mais estável e a temperatura tende a ser menor do que no interior do carro.

2. Não deixe sua câmera vulnerável

Um equipamento fotográfico de qualidade tem um custo bastante elevado, por isso, não o deixe vulnerável!

Para evitar quedas, fique atento a lugares muito movimentados, em que haja necessidade de usar tripé, pois alguém pode esbarrar e acabar com a estabilidade. Quando não for usar o suporte, sempre deixe a corda pendurada no pescoço ou enrolada nas mãos.

Além disso, para evitar roubos e furtos, não deixe a câmera à mostra ou descuidada em locais suspeitos. Quando não estiver usando, guarde-a sempre na bolsa ou mochila.

equipamento fotográfico
Fotógrafo trabalhando na areia da praia, por Ricardo Freitas

3. Compre acessórios de proteção

Além das bolsas específicas, é muito importante comprar também cases de proteção para as lentes, que são altamente sensíveis, e para as baterias, que não devem ficar dentro da câmera.

Durante o trabalho na areia da praia também vale à pena usar filtro de lente para evitar que alguma partícula de areia arranhe a sua lente.

Para os fotógrafos de surf, mesmo que seu equipamento seja a prova d’água, o ideal é comprar uma caixa estanque para evitar que qualquer partícula de água entre em contato com as partes sensíveis.

4. Evite contato com areia e umidade

O ambiente praiano, apesar de lindo, oferece uma série de riscos para os equipamentos fotográficos, por isso, a atenção nesses locais deve ser redobrada.

A areia pode arranhar a lente, mas, como é praticamente impossível mantê-la longe, o ideal é evitar tocá-la para que ela não entre em contato com o sensor e preferir as que são fixas, por serem mais vedadas contra esse tipo de problema.

Se a areia encontrar um ambiente úmido no interior da câmera, as chances de aparecerem fungos é bem grande. Por isso, guarde o equipamento se não estiver usando.

5. Limpe periodicamente

Os equipamentos fotográficos precisam passar por limpeza periodicamente, principalmente depois de fotos em praias. Caso contrário, se guardados sujos, podem se tornar uma colônia de fungos!

Mas atenção: a limpeza precisa ser feita com bastante cuidado. Os passos são os seguintes: primeiro, limpe a câmera desmontada com um borrifador de ar, um pincel bem macio e, se preciso, um pano de microfibra (flanelas não devem ser usadas pois deixam pelos); em seguida, utilize os mesmos materiais para limpar a lente.

O sensor da câmera é uma parte altamente sensível e deve ser limpo a cada 6 meses. Para fazer a sua higienização é preciso programar o equipamento para limpeza manual e, em seguida, com o auxílio do borrifador de ar e do pincel, remover a poeira com cuidado. Caso não se sinta confortável para fazer essa tarefa, procure por uma loja autorizada.

Agora que você já sabe quais os cuidados com o equipamento fotográfico, aproveite para tirar fotos ainda mais incríveis!

Quer aperfeiçoar o seu trabalho com surf? Então confira estas dicas de como tirar boas fotos de surf!

Previous 10 fotógrafos da Surfmappers que você precisa seguir hoje
Next Conheça os principais campeonatos de surf no Brasil

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *