Você já ouviu falar da fotografia esportiva? Essa é uma modalidade da fotografia que foca somente em registrar esportes. Sabe as fotos da última partida de futebol que você vê no jornal ou aquela capa de revista de surf irada com um surfista pegando um tubo? Todas elas são exemplos de fotografia esportiva.
Diferentemente da fotografia com modelos, o estilo esportivo exige do fotógrafo muito mais atenção. Isso porque, além de muitas vezes pressupor um ambiente hostil, nada do que vai acontecer naquela sessão poderá ser montado ou repetido. Cada momento é único, e se o fotógrafo não estiver atento, pode perdê-lo.
Para que isso não aconteça, é bom ficar atento a algumas dicas. Confira!
Entenda a modalidade que você está fotografando
Um fotógrafo esportivo antecipa a ação. Ele consegue analisar o momento e prever o que virá em seguida, se posicionando melhor e já estando preparado para o clique.
Isso não é possível se você não conhecer a modalidade que está fotografando. Aliás: mais do que conhecer, é preciso estudar. Você precisa estar tão preparado para aquele momento quanto o esportista. Caso contrário, você terá muito mais trabalho e não conseguirá um resultado tão bom.
Um fotógrafo que conhece bastante do surf já vai saber o momento em que ele não pode desgrudar o olho da câmera e quando ele pode fazer um lanche — em função das condições do mar. Por outro lado, alguém inexperiente pode sair fotografando tudo e ainda assim perder um momento importante porque encheu seu cartão com fotos desinteressantes.
Saiba a hora certa de checar suas fotos
Um erro comum de iniciante é querer checar suas fotos a todo momento. Não há nada errado em querer dar aquela conferida na imagem para ver o resultado, mas não é bom fazer isso durante a ação.
Espere uma pausa na competição ou um momento de calmaria para dar aquela checada. Caso contrário, você pode perder um bom clique.
Não pare no último drop
Seja qual for esporte que você estiver fotografando, nunca pare de fotografar quando a competição acabar. O momento da ação pode ter acabado, mas essa é a hora em que você vai poder captar as melhores emoções — a comemoração dos vencedores, o fairplay entre competidores e a torcida celebrando.
No surf, por exemplo, existe a tradicional última onda que o vencedor pega para sair do mar, comemorando a vitória. Esse é um momento de euforia, em que o surfista é mais espontâneo e demonstra toda sua emoção. A melhor imagem deste momento provavelmente estampará todas as notícias sobre a vitória, é a sua chance de ter o seu trabalho veiculado pela mídia.
Está vendo só? Muita coisa acontece depois que a competição acaba, e essas ações fazem parte do esporte tanto quanto a disputa pelo primeiro lugar.
Use a luz a seu favor
Um fotógrafo esportivo conta apenas com a luz que já existe no ambiente. Por conta disso, nem sempre você vai contar com as condições ideias para fazer as melhores imagens.
No surf, por exemplo, o tempo pode mudar a qualquer momento. Uma hora está muito sol mas logo em seguida pode ficar tudo nublado. Sendo assim, estude bastante a luz. Sabendo como ela se comporta você poderá se desvencilhar de problemas.
Outra dica importante é: movimente-se! Não adianta parar no mesmo lugar e tentar fazer todo o trabalho de lá. Mesmo que você tenha uma boa teleobjetiva que cubra toda a área, as condições do tempo e do mar mudam e você tem que se adaptar a elas. Por exemplo: com o passar das horas, o mar pode ficar mais revolto e as ondas de frente encobrirem o surfista pegando a onda de trás. Então, você terá que ir para um lugar mais alto se quiser continuar o seu trabalho.
Mais dicas! Já que ajuda nunca é demais!
1. Abuse da criatividade para fazer fotos diferenciadas! Muitas vezes a areia (ou o mar) vai estar cheia de fotógrafos e o resultado desse trabalho pode acabar sendo muito semelhante. É importante usar a criatividade para registrar o momento de forma mais interessante. Essa criatividade pode envolver a forma de captar a imagem (longa exposição, por exemplo) ou até mesmo o posicionamento na areia ou o ângulo da foto.
2. Use protetor solar ou tenha um guarda sol com você. São artigos importantíssimos para fotógrafos de surf, devido ao longo período de exposição diária ao sol.
3. Invista num tripé para estabilizar a linha do horizonte e também para não cansar tanto os braços, já que o equipamento não é tão leve e o tempo longo segurando ele cansa.
4. Ter uma cadeira de apoio para sentar ajuda nos momentos de calmaria!
Não tem jeito. Se você quer trabalhar com fotografia esportiva, é preciso estudar e praticar bastante. Dessa forma, com o tempo você já vai conseguir prever os momentos que darão as melhores fotos, se posicionar melhor no ambiente e ser um especialista na luz solar.
Gostou das nossas dicas e quer ter acesso a outros conteúdos como este para se desenvolver como fotógrafo? Então assine a nossa newsletter! Assim você recebe as nossas próximas postagens diretamente na sua caixa de e-mail!