A previsão da claridade do dia e o fotógrafo de surf


Aloha!

Um dos principais problemas de quem trabalha com surf é a dependência das condições naturais (sem contar as piscinas de ondas, ainda restritas). O dia, a posição do sol, a condição das ondas, se vai chover ou não, vento, etc. São muitos os fatores que influenciam na programação da galera e vão determinar se será um bom dia de trabalho ou não.

No caso do fotógrafo, ainda podemos citar outros fatores que influenciam no resultado do trabalho. Dependendo do seu objetivo (pode ser fazer altas imagens ou estar no pico mais crowd para vender mais fotos), a escolha da praia do dia fica ainda mais complexa.

Além disso, ainda temos que lembrar do fator da claridade do dia e toda a diferença que isso faz na luz das fotos. A luz é um fator fundamental para o fotógrafo, pois ela é quem dita as configurações e o ajuste da câmera para conseguir os melhores cliques.

Outro aspecto importante sobre a luz e a claridade do dia é o posicionamento do nascer e pôr do Sol, pois eles podem ficar em ângulos desfavoráveis em certas praias e impedir que certos períodos do dia de trabalho sejam produtivos. Lembrando, claro, que a luz ideal sempre depende do objetivo do fotógrafo durante a sessão de surf, então saber como ela estará é ainda mais importante.

Então, já entendemos que os fatores naturais são extremamente influentes para o dia a dia dos fotógrafos. A pergunta que fica é: como se organizar para ter mais proveito sobre o seu tempo? Quando ir à praia para produzir material e quando ficar em casa para editar ou trabalhar longe do mar?

Por isso, a previsão do tempo e das ondas é um conhecimento tão importante para o fotógrafo quanto para o surfista. O fotógrafo que sabe quando e onde as ondas estarão clássicas tem uma vantagem sobre a sua produtividade, porque escolhendo o pico com as melhores condições, maiores as chances de fazer boas imagens. Ainda pode organizar e indicar picos alternativos para realizar uma sessão exclusiva com um grupo de surfistas.

Agora, o fotógrafo que conseguir unir o conhecimento das ondas com o conhecimento sobre luz em cada pico, tem as chances de melhorar ainda mais seu desempenho dentro (ou fora) d’água. Afinal, com a luz certa, é capaz de transformar qualquer  momento em uma obra de arte.

No site do Surfguru é possível conferir tudo de uma vez só! O portal, que é conhecido por ser um site de previsão de ondas, possui também um gráfico com a indicação da previsão da temperatura do dia, chances de chuva e da claridade do dia.


Gráfico do Surfguru no mobile mostrando temperatura do dia, índice pluviométrico e luminosidade do dia

Dispostos de uma maneira simples, fica fácil entender se o céu estará encoberto em algum dia, qual a temperatura prevista e as chances de chuva para o pico.


E se você juntar esse gráfico aos benefícios do Surfguru PRO, você começa a poder ter 15 dias de visualização da previsão, ou poderá saber como estavam as condições meteorológicas em um determinado período através do histórico de previsões.


Gráfico do Surfguru no Desktop mostrando temperatura do dia, índice pluviométrico e luminosidade do dia

Por exemplo, para se programar e fazer uma barca para um lugar que possui picos em diversas praias,  através do histórico de previsão você pode observar como são as condições normalmente nessa época do ano nesse lugar para ter uma noção de como vai estar. 

Com 10 anos de histórico de previsão, dá para ter uma noção boa de como cada pico se comporta em cada época do ano. Além disso, com a previsão de 15 dias, fica mais fácil garantir que terá uma ondulação boa durante a trip e que você poderá aproveitar a melhor luz disponível para o surf e produzir as imagens da melhor maneira possível.

E aí, irado né? Esperamos que essa informação ajude a melhorar a sua programação ao longo dos dias e esteja cada vez mais próximo de nós. 

Como somos parceiros do Surfmappers, também temos um cupom especial que dá 3 meses de assinatura PRO antes da primeira cobrança, basta utilizar o cupom ohanamappers! Clique aqui e assine!

Mahalo!

Previous Obrigado por conectar às suas melhores experiências a Surfmappers! ✨
Next FOTOGRAFIA DE SURF FEMININO: BOAS PRÁTICAS NA HORA DE FAZER O CLICK!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *