Conheça os principais campeonatos de surf no Brasil


campeonatos de surf no brasil

Desde que Gabriel Medina e Mineirinho despontaram no campeonato mundial de surf, nos anos de 2014 e 2015, o esporte entrou em evidência no Brasil. A mais recente vitória de Medina em Pipeline, sagrou o brasileiro bicampeão mundial e levou novamente o esporte às manchetes dos jornais brasileiros. Com isso, a quantidade de fãs cresceu, e a necessidade por imagens de qualidade aumentou proporcionalmente, assim como a quantidade de campeonatos de surf no Brasil.

Além de Medina, diversos outros atletas brazucas tem apresentado um desempenho excelente na Liga Mundial de Surf (WSL) e as frequentes vitórias nacionais nos campeonatos de surf tem virado os holofotes para o esporte. Pensando nisso, separamos neste post os principais campeonatos de surf no Brasil, e como você, fotógrafo, pode aproveitar para trabalhar na cobertura deles. Confira!

Os principais campeonatos de surf no Brasil

Wiggoly Dantas apresenta Brasileiro de Surf Feminino

Organizado pelo atleta de elite Wiggoly Dantas, o Brasileiro de Surf Feminino voltou para o calendário do país em 2015, valendo 1.000 pontos para as atletas no ranking brasileiro de surf. O evento, que já teve vencedoras ilustres como Jacqueline Silva e Silvana Lima, promete acontecer em duas etapas. As datas ainda não foram confirmadas.

Rio Pro – Etapa do Circuito Mundial de Surf

Em 2017 e em 2018, a praia de Saquarema, no Rio de Janeiro, recebeu a etapa brasileira do “Circuito Mundial de Surf”, principal competição do esporte no mundo. Nesse ano, teve dobradinha de brasileiros no pódium, com vitória de Filipe Toledo e Silvana Lima. Esse é o maior evento de surf profissional que acontece no litoral brasileiro e é uma ótima oportunidade para fotógrafos que desejam melhorar seu portfolio fotografando o show de surf dos atletas da elite. Para quem deseja fazer a cobertura oficial do evento, é indicado entrar em contato com a equipe de produção do evento com muita antecedência.

campeonatos de surf no brasil
Filipe Toledo decolando em Saquarema, pelas lentes de Vitor Drummond

WQS – WSL Qualifying Series

O Brasil também recebe etapas do “WQS – WSL Qualifying Series”, que nada mais é que a competição que classifica os 10 melhores surfistas que integrarão a elite do circuito mundial.

Tanto na modalidade masculina quanto na modalidade feminina, essa liga funciona como uma divisão de acesso. Os últimos brasileiros a se tornarem campeões do WQS foram Caio Ibelli, em 2015, e Silvana Lima, em 2016.

Para 2019 já foi confirmada a etapa masculina Hang Loose Pro, na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha. As ondas tubulares da Cacimba do Padre receberão o evento entre 19 e 24 de fevereiro. A ilha é fortemente fiscalizada e o custo da trip é influenciado não só por hospedagem e alimentação como também por taxas de permanência na ilha e visitação de algumas praias. Então o planejamento financeiro é muito importante para o fotógrafo que quiser cobrir o Hang Loose Pro.

Além deste evento, estão previstas (ainda a serem confirmadas) outras 3 etapas masculinas e 4 femininas no calendário de eventos do QS. Em agosto, etapa feminina Neutrox Weekend na Praia da Tiririca (BA), em setembro outro Neutrox Weekend na Barra da Tijuca, em outubro o São Chico Eco Festival em São Francisco do Sul (SC) e também em outubro a etapa Itacaré Surf Music Festival (BA). Em junho a praia de Itamambuca (SP) recebe uma etapa e em outubro acontece o Red Nose Pro Maresias.

campeonatos de surf no brasil
Silvana Lima competindo no Neutrox Weekend em 2017, por Anna Verônica

SuperSurf

Um dos principais campeonatos de surf do país e muito popular na primeira década dos anos 2000, o “SuperSurf” era conhecido como “Brasil Surf Pro” nos anos de 2010 e 2011. Ressurgiu em 2015, organizado pela ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), e é considerado o campeonato brasileiro oficial do esporte no país.

São três etapas, sendo uma na região sul, uma no nordeste e três no sudeste. Gustavo Fernandes e Tita Tavares são os últimos campeões do torneio.

Fotografe os principais campeonatos de surf no Brasil

Participar das etapas e campeonatos de surf como fotógrafo requer uma boa dose de profissionalismo e proatividade. Conhecendo o calendário de eventos com antecedência, você consegue se programar e entrar em contato com as equipes de organização, credenciando-se para ser um fotógrafo do campeonato em questão.

Dessa maneira, você será pago para ser um dos fotógrafos a fazer a cobertura oficial do campeonato. Basicamente, os fotógrafos mais experientes trabalham de duas maneiras: recebendo um determinado valor para fazer um determinado número de fotos durante o dia, ou recebendo um valor maior para fazer a cobertura ilimitada do campeonato, o dia inteiro.

Ainda é possível entrar em contato com agências de cobertura esportiva, trabalhando de maneira terceirizada nos principais campeonatos de surf no Brasil. Independentemente do caminho que você escolher trilhar para cobrir os campeonatos, é fundamental estar sempre presente, fazendo networking e conhecendo outros profissionais. Assim, você estará em contato com os principais nomes da cobertura fotográfica de surf no país, abrindo o leque de oportunidades de trabalho para o futuro.

E aí, quer saber como fotografar os principais campeonatos de surf no Brasil e ser pago por isso? Então, entre em contato com a gente!

Previous 5 cuidados com o equipamento fotográfico que você deve ter
Next Concurso Surfmappers SurfArt começa hoje!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *