Você sabe como tirar boas fotos de surf?


Fazer fotos de surf é um desafio e tanto!

O mar é imprevisível e nenhuma sessão de fotos é igual à outra. O fotógrafo tem que aprender a lidar com o oceano e com as condições climáticas e estar sempre atento para o momento do clique. Com tantas coisas para prestar atenção, como saber o que é o essencial para tirar boas fotos de surf? Confira agora acompanhando a leitura!

Conheça bem o oceano

Quando falamos de fotografia de surf, saber somente as técnicas que compõem essa arte não é o suficiente. Um bom fotógrafo de surf tem que conhecer também o oceano, afinal, o resultado do seu trabalho depende das condições climáticas do lugar.

Saber quando o mar está dando boas ondas e entender bem a geografia do local que você está fotografando o ajudará bastante a se posicionar melhor e a antecipar os possíveis movimentos dos atletas.

Foto de onda em Itaúna por Felipe Azevedo
Foto de onda em Itaúna por Felipe Azevedo

Conheça as melhores configurações do equipamento

Quem quer fazer fotos de surf precisa saber que existem alguns ajustes de câmera que são muito frequentes. Algo que você vai querer deixar setado no seu equipamento é o disparo contínuo. O surf é um esporte muito rápido, sendo assim, não dá para garantir a foto perfeita em um único clique. A dica é começar a disparar alguns momentos antes do momento para o qual você já está prevendo uma foto boa, se o seu equipamento permitir.

Outra configuração comum é o foco automático. Em meio a tanta coisa que demanda atenção de dentro do mar, você não vai querer que o foco seja mais uma delas. Não há tempo de ajustá-lo a cada foto, então, o melhor é deixá-lo no automático – especialmente no início da sua prática. Por fim, mantendo a velocidade do obturador em um número alto, algo em torno de 1/1250 para cima, você garante que nada sairá borrado. Mas não existe uma bala de prata nas configurações da câmera para foto de surf, explore os parâmetros para obter resultados diferenciados.

Tenha um bom preparo físico

A não ser que você tenha acesso a um jet ski ou faça as fotos da praia, você necessariamente deve ter um bom condicionamento físico. O trabalho do fotógrafo de surf é muito cansativo. Por muitas vezes, você será atingido pelas ondas, poderá ser arremessado de encontro a recifes de corais e precisará estar em movimento o tempo todo.

Por conta disso, um ponto em que você deve ser mestre antes de começar nesse ramo é a natação. O fotógrafo de surf deve se garantir nessa área, já que, durante todo o tempo de trabalho, nadará com apenas um braço, carregando um equipamento pesado e sujeito à ação do sol, de ondas e de ventos que desgastam o corpo. Já na foto da praia, um tripé ou monopé ajudarão você a ter momentos de descanso entre uma série de ondas e outra.

Arthur Landeiro botando pra baixo em Ipanema pelas lentes do Zero Dois Zoom
Arthur Landeiro botando pra baixo em Ipanema pelas lentes do Zero Dois Zoom

 

Saiba os horários em que a luz é melhor

Como essa modalidade depende exclusivamente da luz natural, você tem que aprender quais são os melhores horários para fazer as suas fotografias. Por regra, os horários do início e do fim do dia apresentam a melhor luz para a fotografia. Isso porque, nesses momentos, o sol apresenta uma luz mais suave e angular, o que evita sombras muito duras e traz mais contraste.

De qualquer forma, nem sempre você poderá ir fazer suas imagens no horário de luz ideal. Por isso, é importante saber tirar o melhor proveito da luz disponível. Explore posicionamentos diferentes. Isso o ajudará, por exemplo, a fazer com que o rosto do surfista fique mais claro quando o sol estiver por trás dele.

Em busca das ondas pelas lentes do Victor Goveia
Em busca das ondas pelas lentes do Victor Goveia

Tente várias vezes e se inspire

É muito importante ter persistência nessa modalidade de fotografia. Fazer fotos de surf é desafiador, sendo assim, não desanime quando a sessão não for tão bem-sucedida. A boa notícia é que sempre há um novo dia para tentar de novo e novas referências para se inspirar. Quando estiver na praia, tente obter o resultado das fotos que você já viu e gostou. Assim você estará constantemente aprimorando a sua técnica.

O melhor de tudo é quando a sessão é boa, porque, além da satisfação pessoal, você ainda pode ganhar um dinheiro com isso. Hoje, já existe uma plataforma que conecta fotógrafos de surf a surfistas, gerando um resultado positivo para ambos.

Gostou do nosso post sobre fotos de surf? Precisa de um norte sobre qual equipamento escolher pra dar início a suas fotos de surf? Confira as dicas do fotógrafo profissional Ale Rodrigues clicando aqui. Aloha!

Previous Novidades da Surfmappers
Next Conheçam os Fotógrafos do Mês: Mundo Surf Produções

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *