“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve, e realiza visões”, disse Louis Jacques Fillion em 1999. Empreender é ter novas ideias e colocá-las em prática, promovendo a diferença e a mudança por meio do seu trabalho e de seus ideais.
E como funciona o empreendedorismo para fotógrafos? Nesse post vamos falar de 7 dicas de empreendedorismo para quem deseja ter sucesso na área. De nada adianta clicar belas fotografias se você não souber transformar isso no seu ganha pão, ou seja, se não souber empreender. Acompanhe!
1. Escolha um nicho de atuação
Existem várias possibilidades de atuação para quem deseja trabalhar com fotografia, como clicar fotos de casamento, moda, esportes, etc. Avalie as possibilidades e escolha uma delas. Um fotógrafo genérico dificilmente consegue destaque na carreira.
Se você curte esportes, um trabalho que une adrenalina e paixão em ambiente natural, a fotografia de surf pode ser exatamente o que você procura. As fotografias feitas dentro e fora d’água, no estilo lifestyle ou surftrip, são imagens incríveis para o mercado de revistas, marcas de surf, entre outros.
2. Qualifique-se profissionalmente
Se qualificar na área da fotografia envolve técnica e conhecimento teórico, ambos com a mesma importância. Conheça seu equipamento, mas estude além da câmera.
Aprenda sobre composição, entenda como a variação da luz afeta a sua imagem, estude edição e impressão. A fotografia vai muito além do equipamento: começa antes do momento do clique e termina bem depois dele. Busque dominar todos os processos.
3. Valorize o seu trabalho
Quanto mais você se qualifica fazendo cursos, fotografando e criando experiência — melhorando a qualidade das fotos —, mais o valor do seu trabalho aumenta. E quando seu valor aumenta, seu preço aumenta também.
Saiba cobrar um preço justo pelo seu trabalho, conhecimento e tempo empreendido na atividade. Inclua também no preço o seu tempo, os seus futuros investimentos, a depreciação do seu equipamento, seu translado, etc.
4. Estabeleça uma rede de contatos dentro da área e seja sociável
Quem não é visto não é lembrado. Conheça seu público, seus clientes e faça networking com outros fotógrafos da sua área. Frequente os mesmos lugares que eles, vá a eventos, esteja presente. Isso não precisa custar caro e, às vezes, nem custa nada. Na fotografia de surf, por exemplo, ir à praia é de graça!
5. Saiba divulgar o seu trabalho
Use as redes sociais e sites específicos para fotógrafos, como o Surfmappers, para fazer sua divulgação. Fazer sorteios gera muito engajamento com o público e também ajuda a aumentar sua rede de contatos. Faça seu próprio guarda sol com identificação de contato e tenha um cartão de visita, como os confeccionados pelo Surfmappers, para distribuir para surfistas dentro e fora da praia.
6. Mantenha-se motivado e não desista nunca
O erro vai acontecer, mas isso é só parte do processo de aprendizado e de se tornar um profissional melhor. Uma jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo! Sempre procure maneiras de manter-se motivado, evitando que a frustração comprometa sua determinação.
Na tentativa de recriar a foto de um mestre, você vai errar muitas vezes, mas essa é a única forma de aprender como aplicar a técnica dele. Persista e saiba que todo fotógrafo que você admira, um dia, começou exatamente como você: do zero.
7. Trace objetivos, planeje e interprete seus resultados
Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve, certo? Portanto, estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo com relação aos seus estudos (por exemplo, aprender a usar o flash), aos seus equipamentos (qual lente usar dentro e fora d’água?) e ao seu fluxo de trabalho e faturamento, como aumentar o número de contratos e seu preço no mercado. Faça um planejamento e analise se o seu plano está dando resultados.
O sucesso no empreendedorismo para fotógrafos está diretamente relacionado com a capacidade de pensar fora da caixa, de ser criativo para se destacar no mercado. Lembre-se: empreender é inovar.
Visite o site do Surfmappers para se inspirar e conhecer o trabalho de outros fotógrafos de surf!
E você, acabou de começar ou já está atuando no mercado? Deixe o seu comentário no post e participe do debate!
Matéria top, parabéns equipe!
Valeu, Dani!Tamo junto 🙂
Equipe surfmappers sempre ajudando ambos surfista e fotógrafos dando boas dicas. Parabéns matéria top….
Issa!!! É noise, Ricardo! Valeu!
Estão bem bacanas os posts do blog!
Que bom que tu tá curtindo, Priscila! Compartilha com as fotógrafas que tu conhece também. Queremos ver cada vez mais fotógrafas mulheres na cena da foto de surf. Valeu!