A Mundo Surf Produções é formada pelo Raphael Campos e Diego Roberto, dois brothers que decidiram se unir numa produtora irada!
De 2008 a 2012 a vida de Raphael em nada se assemelhava a filosofia surf que ele vive hoje. Naqueles dias, ele morava na selva de pedra chamada São Paulo e tocava a frente uma agência digital. Foi então que resolveu deixar essa rotina para trás e se mudou para Bertioga, no litoral paulista. Lá a história começou a mudar: Rapha passou a se envolver com produção de conteúdo e, mantendo o site Filosofia do Surf, teve entrevistados de peso como o shapper Johnny Cabianca e o mito da fotografia de surf, Sebastian Rojas.
Nessa época, a vida já caminhava em um ritmo diferente do vivido na capital. Rapha fazia vídeos de si mesmo surfando e também a previsão diária da Bertioga para o portal Waves. Foi quando, fazendo esse trabalho, sua câmera caiu no chão e quebrou. O conserto não cabia no bolso e ele ficou sem equipamento para manter a labuta.
Ainda assim, a presença no esporte se manteve e em um final de semana de surf na Prainha ele conheceu Diego, que já havia feito o workshop de foto de surf do Sebastian Rojas em Saquarema. Eles trocaram uma ideia e Rapha contou sua história. Diego então propôs que Rapha ficasse com a máquina dele e a partir de então eles começaram a trabalhar como dupla. Assim nasceu a produtora que é hoje a Mundo Surf Produções.
A produtora teve início em setembro de 2015 e logo no início de 2016 foi responsável por toda campanha de comunicação do Campeonato Municipal de Surf de Bertioga, com diversas peças gráficas para sua divulgação. No final ainda rolou a edição das imagens que eles captaram durante as três etapas do evento.
De lá para cá, eles cobriram o Circuito Bertioga de Surf 2017, o Hangloose Pro Contest 2017 em Maresias e fizeram uma variedade de outros serviços como campanhas promocionais para eventos, marcas, fotografias para lojas e materiais institucionais para o comércio em geral.
O drone da Mundo Surf é local da Bertioga e frequentemente sobrevoa também as praias do Guarujá, mas já levantou vôos mais longos e captou imagens na queridinha dos surfistas, Chicama, no Peru. A esquerda mais longa do mundo foi cenário para vídeos tão calmos quanto suas ondas, que podem ser vistos no site da produtora.
Há um trabalho em especial que faz o coração da dupla bater mais forte: o Onda BGF Praia Acessível, capitaneado pelo Bruno Guazzelli Filho, campeão sul-americano de kaiaksurf. O evento rola no Forte São João e une diversos voluntários e apoiadores focados em fazer a alegria de pessoas com deficiência, conectando elas com o mar através do surf em caiaques ou pranchas adaptadas. A Mundo Surf eternizou a felicidade dos mais de 200 participantes em vídeos que estão disponíveis no canal do Youtube da produtora.
A evolução de Rapha e Diego acontece com muito suor na beira da praia, se dedicando a fotografia de surf e se estende a cursos, aprimoração no tratamento das imagens e compra de novos equipamentos para melhor captar os momentos. Eles começaram com uma Canon T1i e algumas lentes (150-500mm e outra 300mm). Com o tempo vieram os investimentos e as câmeras Canon T5i, a Canon 7D e a 70D, além de duas lentes 150mmm, 500mm, caixa-estanque, tripé, drone e iluminação! Pouco a pouco a dupla segue crescendo na cena e incrementando o portfólio.
Aqui no Surfmappers eles deixaram sua marca se tornando o primeiro perfil do site a vender mais de 200 fotos num único mês – o que é super valioso não só para a dupla, mas mostra o potencial que cada fotógrafo tem de criar seu próprio mercado. E até gravaram uma série de vídeos falando sobre a profissão de fotógrafo e o uso do Surfmappers. Confira um dos vídeos abaixo! Então parabéns, galera! Tmj.
Para conhecer mais o trabalho do Mundo Surf Produções, confira o site da produtora, a página deles no Surfmappers e no Instagram. Quer se inspirar na história de outros fotógrafos que mandaram bem como Fotógrafo do Mês Surfmappers? Conheça outras histórias clicando aqui!