Conheçam o fotógrafo do mês: Daniel Cruz!


Daniel Cruz - Fotógrafo do Mês de Julho, no Surfmappers!
Daniel Cruz - Fotógrafo do Mês de Julho, no Surfmappers!

É sempre bom telefonar para o Daniel Cruz.

Todo mundo aqui gosta de falar com os fotógrafos, mas o Daniel é autoridade máxima quando se fala do Surfmappers. Ele tem 29 anos e surfa desde os 13. Logo cedo sentiu a dor de todo surfista apaixonado pelo mar. “A gente queria as imagens e não tinha quem fizesse.”

Ele começou a fotografar com a câmera de um amigo, o Denis Pascoal, à quem pediu para ficar com a câmera na tentativa de fazer uma grana. “Ele me emprestava a câmera e eu fotografava todo mundo. Tinha outro cara, o Felipe Santos. Eu via ele fazendo dinheiro e comecei a cobrar pelas fotos também, pensando que com o dinheiro que arrecadasse ia comprar meu próprio equipamento”.

Por Daniel Cruz.
Por Daniel Cruz.

Com dedicação diária à fotografia de surf o Daniel se tornou conhecido no Guarujá de forma que sua primeira câmera foi oferta de uma fotógrafa que o via diariamente trabalhando. Ela falou “vou fazer preço de mãe e você me paga quando quiser” e, assim, o Daniel levou uma Nikon D200 para casa e tomou gosto pelo que antes era só um hobby.

Hoje, Daniel conta com mais de 200 sessions cadastradas no site e é o fotógrafo que mais vendeu na história do Surfmappers! Seu portfólio cresceu e conta com imagens não só do Guarujá como de El Salvador e México, por onde viajou em surf trips organizadas juntos aos parceiros.

El Salvador é o destino mais procurado pelos surfistas brasileiros. Lá, Daniel surfava depois da galera. Ele passava o dia trampando e, no final, podia pegar ondas. “Eu caía na pior hora, mas era aquele mar ruim de bom! Uma onda que se fosse no Brasil tinha um crowd!”

“Quando cheguei lá e vi essa direita de Punta Roca quebrando foi muito emocionante. E surfar ela… Foi mais irado ainda!”

El Salvador (2018). Por Daniel Cruz

Quando a gente pergunta qual foi sua maior conquista ele é bem direto: viver do surf! E fala que nunca imaginou que viveria do que ama, mas tem consciência de que alcançou o sonho.

“A galera me chama pra fazer casamento e ensaio, mas eu não gosto. Meu negócio é Esportes, surf e ação! Eu nunca pensei que fosse tão longe.”

Pra dar orgulho ao time, eu perguntei à ele como o Surfmappers ajudava no seu trabalho. “O Surfmappers paga meu salário!” e entre risos completa: “O site faz metade: eu entrei e a visibilidade começou a aumentar, a galera entrava em contato e perguntava “e ai tem como vender?” e eu falava que não, porque eu tô sempre na praia! Não tenho como levar o notebook e mandar a foto” e completa: “Todo fotógrafo que eu indicava eu falava “tenta vender só pelo site que todo dia você vai pra praia, faz dinheiro e vai melhorar sua vida. Você vai poder mandar na foto e a galera vai valorizando”.

Por Daniel Cruz.
Por Daniel Cruz.

Obrigada por confiar e fazer parte disso tudo com a gente, Daniel! É maravilhoso acompanhar a jornada de alguém que cresceu tanto junto da gente.

Para conhecer mais o trabalho do Daniel Cruz veja na página dele do Surfmappers www.surfmappers.com/danielcruz e no Instagram @danielcruz_fotografia

Previous Foto relato: A Via Láctea em Camburi por Ale Rodrigues
Next Entrevista do dia mundial da fotografia com Ailton Souza

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *