Está querendo subir para outro nível na fotografia de surf? Então, você precisa de uma caixa estanque. Esse acessório é um case a prova d’água que permite que você faça fotos com a câmera submersa parcial ou completamente.
Sabe aquelas fotos de surfistas feitas de dentro do mar? Ou ainda aquelas fotos maneiríssimas que pegam tanto a superfície quanto o fundo do mar? Elas não seriam possíveis sem uma caixa estanque.
Se você busca se especializar em fotografias de surf dentro da água, descubra agora tudo o que precisa saber sobre a caixa estanque. Boa leitura!
Como funciona a caixa?
A caixa estanque tem o objetivo de permitir que uma câmera possa ser submersa sem que isso cause nenhum dano a ela. Assim, é possível fazer fotos debaixo da água com bastante precisão e nitidez.
As “actions cams”, como a gopro, por exemplo, normalmente já têm uma caixa estanque própria de fábrica. Agora, câmeras maiores e mais profissionais, não. Por isso, quem deseja se especializar nesse tipo de fotografia terá que fazer um investimento maior para adquirir esse equipamento.
Quanto mais mobilidade com a câmera, já montada na caixa estanque, você precisar, mais cara ela será. Assim, dependendo do seu orçamento, você pode adquirir uma caixa que tenha apenas o disparador ou alguma que o permite fazer todos os ajustes dentro da água, como alterar ISO/abertura/velocidade e os menus de maneira geral.
Quais são os modelos de caixa estanque?
As caixas estanques são muito variadas, já que cada modelo é praticamente personalizado para cada tipo de câmera. Dificilmente, uma caixa estanque servirá para uma outra câmera diferente daquela para a qual foi feita, pois o seu formato e os botões não ficarão exatos. Fazer isso é perigoso, já que a câmera pode ficar muito solta e sair da posição constantemente ou forçar muito os fechos e correr o risco de vazamentos.
Quais são os cuidados necessários?
Para manter a durabilidade da sua caixa estanque e também a segurança da sua câmera dentro da água, é necessário tomar alguns cuidados. Confira abaixo alguns deles:
Não pule na água
Quando você for entrar no mar com a câmera na caixa estanque, a dica é fazer isso aos poucos, sem grandes choques. Assim, você evita que a câmera saia da posição e também verifica se há algum tipo de vazamento, enquanto ainda dá tempo de agir.
Lave sempre a caixa estanque
Lave bem a sua caixa estanque antes de guardá-la. Quando sair do mar, passe água doce corrente no exterior da caixa, antes de abri-la, para retirar todo o sal e grãos de areia que estiverem presos. Depois disso, seque bem e, só então, abra a caixa.
Faça a manutenção dos o’rings
Os “o’rings” são as borrachinhas que ficam nas conexões de peças móveis, e são elas que permitem a vedação completa da sua caixa estanque. Por isso, é muito importante cuidar bem deles.
Para fazer isso, não se esqueça de deixá-los soltos na hora de guardar a caixa. Mantê-los tensionados por muito tempo fará com que tenham uma vida útil menor. Além disso, substitua-os, pelo menos, uma vez por ano, ou quando perceber que eles estão rachando. Assim, você mantém o seu equipamento sempre em segurança.
Curtiu as dicas sobre caixa estanque? Entre em contato com a Pedra do Mar e compre já a sua própria caixa estanque para fazer fotos iradas de surf! Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, curta a nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram! Assim, você ficará por dentro de todas as nossas atualizações.
Dicas importantes e caixa estanque pedra do mar o melhor custo beneficio
Aloha