Dicas para surfar e fotografar com segurança durante a pandemia


Fotografia por: Eduardo Hiroshi

Mesmo em tempos de distanciamento social e medidas restritivas de combate à pandemia, é preciso cuidar da saúde física e mental. Surfar, além de ser uma excelente atividade física, traz outros benefícios à saúde geral, é realizado ao ar livre, em contato com a natureza, alivia o stress e traz o bem-estar que nós surfistas já conhecemos.

Por outro lado, existe o risco de contágio dentro e principalmente fora d´água. Por isso, é preciso ser consciente sobre as restrições momentâneas e respeitar as orientações das autoridades de saúde nos estados e municípios.

Reunimos algumas orientações para você surfar seguro durante a pandemia:

Respeite as leis municipais

Estados e municípios possuem dados locais sobre o quadro de saúde e condições dos hospitais em cada região. As medidas restritivas levam esses dados em consideração e por isso devem ser seguidas por todos. Quanto maior o controle e a adesão, melhores os resultados das ações municipais.

O descumprimento de decretos e normas, além de colocar em risco a saúde individual e coletiva, tem causado ocorrências policiais em diversas cidades do país. Cenas lamentáveis de surfistas presos, pranchas confiscadas e multas aplicadas já correram o noticiário. Colabore com seu município!

Surfar - polícia monitorando as praias
foto: Tribuna do Paraná

Proteja-se durante todo o trajeto

Com o risco de contaminação pelo coronavírus, também é preciso tomar cuidado a cada gesto durante o trajeto. Sempre use máscaras ao sair de casa, evite o transporte público ou caronas.

Caso seja preciso entrar em veículos com outras pessoas, saia de casa com máscara, álcool gel e mantenha as janelas abertas durante o trajeto. Nas ruas, não tenha vergonha de manter uma distância de 1,5m das pessoas que encontrar no caminho. Procure não tocar em corrimões, maçanetas exceto quando indispensável e nunca leve as mãos sujas ao rosto.

Fuja do crowd

Ninguém gosta de crowd, não é mesmo? Fugir do crowd é sempre um fator importante, mas em tempos de pandemia vale reforçar as estratégias tradicionais como: surfar bem cedinho, ir até um pico alternativo, procurar dias e horários menos concorridos.

Nos lugares mais cheios, uma opção é investir no surf quando as condições não estão ideais, como vento maral, maré muito cheia ou ondas pequenas, que podem render uma boa diversão sem paranóia.

Não surfe após chuvas longas e temporais

Chuvas fortes enchem córregos e levam águas sujas até as praias. Por isso, evitar entrar no mar nos dias seguintes às fortes chuvas é uma orientação de saúde que sempre vale, especialmente em locais urbanos ou próximos às saídas de rios e córregos.

A contaminação dos esgotos pelo novo coronavírus já foi confirmada por cientistas do mundo todo. Portanto, durante a pandemia é fundamental manter distância do mar após chuvas fortes. Isso vale para todos, não apenas para os surfistas, compartilhe a informação.

Não surfe até a exaustão

O esporte faz bem à saúde, mas é preciso manter a imunidade em alta. Todo mundo gosta de ficar no mar até os braços não aguentarem mais a remada, mas agora o momento pede quedas mais curtas.

Quando ficamos cansados, o risco de pequenos acidentes aumenta, dentro e fora da água. Mantenha-se hidratado, alimentado e não force a barra no esforço – sua saúde agradece, você colabora com a redução do crowd e volta pra casa com energia e foco.

Leve seus próprios alimentos e água

Planeje suas saídas de casa e antecipe interações desnecessárias, principalmente envolvendo dinheiro vivo e alimentos. Levando um alimento leve e sua própria garrafinha d’água você garante o seu conforto até o retorno e evita o risco de contaminação.

Surfar - dica de alimentação com a nutricionista e surfista Camila Mercali
A nutricionista e surfista Camila Mercali sugere alimentos leves para levar para a praia

Evite situações de risco no mar

Com o sistema de saúde pressionado, ninguém quer precisar de atendimento por causa de pequenos acidentes. Por isso, cuidado redobrado para não se colocar em situações perigosas no mar.

Evite entrar e sair do mar por locais perigosos como pedras e costões, não entre em mares maiores do que você domina, cuidado com a correnteza e embarcações. Enfim, atenção redobrada contra acidentes que podem ser evitados.

Confira seus equipamentos de segurança

Na mesma linha, vale reforçar os cuidados de sempre: verifique sempre seu leash e cordinha, pois são equipamentos que visam a sua segurança e também dos outros na água. Se possível, invista em protetores de bico nas pranchas, capas adequadas para o transporte de pranchas e quilhas, botas e capacetes para quem surfa em bancadas rasas.

Compre / venda suas fotos online 

Avaliar as imagens sob a luz do sol, na telinha da máquina do fotógrafo já era coisa do passado. Agora, em tempos de distanciamento social, deve ser evitado. Utilize a plataforma do Surfmappers e tenha a tecnologia a favor de sua saúde também no surf. Ache e compre sua foto com facilidade e segurança, sem contato físico com o fotógrafo.

Surfar - plataforma Surfmappers
Surfmappers – praticidade e segurança na compra/venda das suas fotos

Afinal, é seguro surfar durante a pandemia?

Não existe uma resposta única para todo o Brasil, devido aos diferentes graus de ocupação populacional, contaminação local e disponibilidade de leitos em hospitais. A melhor forma de contribuir é tomar medidas de distanciamento social e higiene e seguir todas as orientações das autoridades sanitárias em sua localidade.

O maior risco de contaminação é no trajeto entre sua residência e o outside, por isso a orientação geral para que as pessoas procurem não sair de casa. Quando sair, evite o contato próximo com outras pessoas, mesmo amigos e conhecidos. Mantenha uma distância segura.

O contágio dentro d’água não é impossível, mas pode ser evitado respeitando o distanciamento físico entre os surfistas e as demais orientações descritas acima. Fuja do crowd e utilize proteções fora d’água!

Apesar de ser considerado um esporte radical, o surf – quando praticado da forma correta – é um esporte seguro. Pela interação com as ondas existe um risco inevitável, mas os acidentes sérios são raros. Tomando todas as precauções e surfando com responsabilidade e consciência, surfar é uma poderosa ferramenta de saúde e desenvolvimento pessoal.

Estamos todos lutando contra a COVID-19 em todo o mundo. Restrições estão em vigor pelo mundo inteiro, com maior ou menor rigor. Seja consciente e colabore com a saúde da sua comunidade, dando o exemplo e seguindo as orientações locais. As ondas estarão sempre no mar, tenha paciência e responsabilidade.

Boas ondas!

Previous 10 ideias para celebrar o dia internacional do surf!
Next Surf feminino: vem aí a próxima Brazilian Storm

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *