Fotografia de surf. E agora, por onde começar?


@recreiopoint com sua caixa estanque Pedra do Mar!
@recreiopoint com sua caixa estanque Pedra do Mar!

Na fotografia o começo nem sempre é o mais difícil.

A fotografia é uma das artes mais democráticas. Todo mundo pode fazer fotos já que inicialmente não é necessário um grande investimento em materiais didáticos. Há muito conteúdo disponível online e apesar de ainda serem poucos os que confiam na internet para aprender, a fotografia tem como principal macete a intuição. Com o celular ou a câmara escura que você faz na escola. Pouco a pouco vai enquadrando a foto dos amigos, do pôr do sol no melhor pico da praia, aquela foto espontânea saindo do mar e assim segue melhorando até alcançar a técnica e os equipamentos próprios.

Diferentemente das outras artes, a fotografia não exige que você desenvolva habilidades artísticas complexas. Mas para se destacar, seu olhar sobre o mundo precisa ser único ou sua afinidade com a câmera especial para configurar ela precisamente para a situação que quer ver na foto! É na informalidade e na troca de experiência do boca-a-boca que muitos aprendem como dar os primeiros cliques e onde os mais experientes desenrolam as dúvidas mais sinistras de configuração. Sua forma de ver o mundo e de se expressar tem tudo a ver, pois o sucesso do seu registro depende de como você e sua câmera vão estar sintonizados. Nós seremos seu guru na iniciação deste hobby que pode lhe render grana no final do mês, ou profissionalmente nessa área que ainda é pouco explorada!

Mas o que é preciso para fotografar?

Se você quer fotografar fora d’água, a melhor indicação são as câmeras DSLR. Há outros tipos de câmera, mas por agora só as DSLR são importantes. Há também as câmeras Point & Shoot, Mirrorless System e Medium Format, que se você quiser se aprofundar, vai ajudar a aprender mais sobre captação de imagem.

Na DSRL (“Digital Single Lens Reflex”) um conjunto de espelho e prisma são utilizados para refletir a imagem que você capturará para o visor. Hoje, é a maior referência de câmeras fotográficas de uso profissional que há no mercado, então para a fotografia de surf não poderia ser outra, elas são as ideais. Além da qualidade de imagem, a DSLR possibilita troca de variadas lentes e daí vem a segunda etapa: decidir como você vai fotografar a galera: dentro, ou fora d’água? Na areia você vai precisar de câmera, cartão de memória, teleobjetiva (lentes) de longo alcance e, talvez, um tripé. Já na água há diversas possibilidades de equipamentos.

Fotógrafo Joe Magrones, na Praia de Maresias (SP)
Fotógrafo Joe Magrones, na Praia de Maresias (SP)

Fotografando da areia.

Um tripé dará estabilidade para as fotos melhores. Outro fator importante para garantir um enquadramento melhor, com o surfista em destaque, é a capacidade de alcance de suas lentes (que podem variar de 75 a 600 mm). De longe, esses são os primeiros passos. Depois é necessário prática para fazer o enquadramento de forma proveitosa. Na linguagem fotográfica, o enquadramento é a composição da foto: como você vai organizar todos os elementos e posicionar o surfista de um jeito que dê destaque ao que você deseja? É importante que o fotógrafo saiba usar o tripé ao seu favor, mas não fique preso ao equipamento. Saber se locomover pela orla é importante para conquistar novos ângulos, assim o surfista que você fotografou uma vez pode comprar de novo do seu material, simplesmente porque gostou daquela foto diferentona. Essa é uma das coisas que só funcionam com experiência e quanto mais você inovar, mais fácil será conseguir fotos autênticas e novos compradores para suas fotos!

Fotógrafo Luciano Mendonça em ação com sua caixa-estanque Pedra do Mar!
Fotógrafo Luciano Mendonça em ação com sua caixa-estanque Pedra do Mar!

Fotografando na água.

Dentro do mar a dinâmica é totalmente diferente. Inicialmente é necessário uma qualificação essencial que é dispensável da areia: saber nadar. Muita gente subestima a relevância desse tema porque a maioria das pessoas sabe, mas poucos testaram nadar segurando equipamentos diante de uma correnteza desconhecida – como muitas vezes pode acontecer ao explorar um novo pico. Para fotografar da água, sua DSLR vai precisar de uma caixa estanque que a proteja, ou você pode começar fotografando seus amigos com action cams, que são leves e eficientes, como as câmeras Sony, GoPro, SJ 4000 e XTRAX. Pouco acessórios são necessários para esse tipo de câmera, assim, um bastão flutuante, uma braçadeira ou um bastão de prolongamento devem bastar (assim como um pé de pato para facilitar sua locomoção). Depois de decidir quais serão suas condições para fotografar, mãos à obra!

Bom, esse foi só o começo! Com dedicação e foco qualquer um pode se tornar fotógrafo. O que vai diferenciar você dos outros é o quanto você se empenha para crescer e evoluir. Na fotografia toda experiência é aprendizado! Quanto mais você erra e testar coisas novas, mais você evolui.

Sem esquecer, é claro, da troca de ideias com outras pessoas da área que vão poder lhe dar um help na hora de deixar de ser pupilo para se tornar um guru da fotografia de surfe. Quer saber mais? Confira 6 dias essenciais sobre fotografia de surfe! Aloha!

SaveSave

Previous Conheçam o Fotógrafo do Mês: Osmar Rezende!
Next Novidades da Surfmappers

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *