Aos 15 anos, o potiguar Mateus Sena é o atleta mais jovem a surfar a onda da Urca do Minhoto, o ‘Havaí brasileiro’.
O swell das duas últimas semanas reservou ondas perfeitas de até 6 metros de face e colocou o pico localizado a 29 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte em evidência, com a visita de big riders como Pedro Calado, Felipe Cesarano, Marcos Monteiro, e o local Aldemir Calunga.
Apesar da pouca idade, Mateus Sena não se intimidou e encarou as bombas do local. “Eu entrei na água e fiquei uns 40 minutos só observando a atitude dos mais experientes. Dá um frio na barriga, mas decidi encarar e deu certo. Foi uma experiência inesquecível pegar ondas como aquelas aqui no meu estado e ainda ao lado de feras como Calunga, Pedro Calado e o Gordo. Esse foi um dia que vai ficar na memória pra sempre”, contou Mateus.
Ele participou de uma expedição para gravação de um especial para o Canal Off no sábado (24) que levou cerca de 20 surfistas e foi liderada pelo local Armando Diniz e pela Marcolini Filmes. Além dos big riders e de Mateus, participaram da expedição a ex-surfista profissional Michaela Fregonese e o tricampeão mundial de Windsurf, Kauli Seadi.
“Peguei duas pranchas emprestadas porque as minhas são pequenas para esse tamanho de onda. Eu nunca imaginei que iria pegar ondas com essa perfeição e tamanho no quintal de casa. Mas a insegurança do começo foi embora assim que desci a primeira onda”, disse Mateus.
O big rider Aldemir Calunga elogiou a postura de Mateus nas ondas da Urca do Minhoto. “Ele se posicionou bem no pico, pegou a onda, tá em casa, porque é a casa dele. Foi uma ótima experiência pro Mateus ter esse aprendizado em condições extremas, com ondas grandes, em alto mar. Eu fico feliz em saber que a nova geração da casa conheceu a onda tão cedo. Ele com 15 vai ter muito tempo pra fazer uso dessa onda”, disse Calunga.
Descoberta da Urca do Minhoto