Como escolher os melhores equipamentos fotográficos?


equipamentos fotográficos

Não é segredo para ninguém que fazer belas fotos vai muito além de possuir equipamentos fotográficos caros. Afinal, não adianta ter um equipamento robusto se você não souber interpretar o comportamento da luz, criar uma boa composição ou enquadrar bem a sua cena.

Ao mesmo tempo, nenhum profissional quer fotografar com uma câmera de brinquedo, certo? Por isso, hoje, nós explicamos como escolher os melhores equipamentos fotográficos. Vamos lá!

Equipamentos fotográficos

Câmera

Para quem está começando, não é preciso ter uma câmera caríssima. O ideal é que você pesquise e veja qual modelo e que especificações técnicas atendem melhor às suas necessidades, pois existe uma infinidade de alternativas. Optar por uma câmera DSRL de entrada, por exemplo, já vai melhorar muito seus resultados.

Aqui vai uma dica importante: pesquise sobre a solidez da marca. Ela corre o risco de ser descontinuada? A Nikon, por exemplo, deixou de ser comercializada no Brasil. Preste atenção nisso para não sofrer para comprar acessórios depois. Atualmente, entre as marcas mais conhecidas, estão Canon, Fuji e Sony. Todas essas têm mercado sólido no país.

equipamentos fotográfico

Lentes

Junto da escolha da sua câmera, você deve pensar nas lentes que quer usar para fotografar. Isso porque nem todas são adaptáveis a todas as câmeras, e seus preços variam bastante.

Em geral, uma lente muito usada para fotografia de esportes é a fisheye. Porém, essa não é a melhor escolha para quem está começando, pois, além de ser um equipamento caro, o fotógrafo precisará estar próximo do seu motivo para conseguir fotografá-lo de perto, e isso pode ser perigoso.

Uma lente como a 50mm, muito usada por fotógrafos de surf, é uma ótima pedida, na medida em que tem campo de visão mais fechado, o que significa que você conseguirá uma boa proximidade sem precisar estar fisicamente perto. Também é mais leve e, por ter distância focal fixa, evita a entrada de partículas e impurezas.

equipamentos fotográficos

Cartão de memória

Escolha um cartão de memória com alta velocidade. Quanto mais veloz ela for, mais rapidamente ele processa um clique e fica pronto para o próximo. Isso é importantíssimo para fazer disparo contínuo. Além disso, opte por um cartão com bastante espaço para fotografar em RAW.

Tripé ou monopé

Esses equipamentos servem para trazer estabilidade. No caso de uma fotografia em velocidade baixa, por exemplo, se você não tiver um tripé ou monopé, a foto ficará tremida.

Equipamentos para pós-produção

Computadores

Antes de tudo, você deve escolher trabalhar em um desktop ou um notebook. Os primeiros são equipamentos mais robustos, com telas maiores, e melhores para percepção de cores e detalhes.

Contudo, se você viaja muito para fotografar, os notebooks têm a vantagem da mobilidade. Independentemente disso, escolha um computador com bom processamento e memória adequada para aguentar arquivos e softwares pesados.

equipamentos fotográficos

 

 

Softwares

Vale a pena investir na assinatura de um software de qualidade que otimize seu fluxo de trabalho. Os mais usados são o Photoshop e o Lightroom, da Adobe. O pacote com esses dois softwares custa R$ 35,00 por mês, e eles possuem atualizações constantes, além de integração muito otimizada para quem usa itens da Apple.

Equipamentos de proteção e conservação

Limpeza

Limpar seu equipamento de forma adequada é essencial para garantir a proteção dele contra arranhões e surgimento de fungos que podem danificá-lo. Alguns produtos que você pode usar são: bombinha de ar, pincéis e paninhos macios, lenços de papel e álcool isopropílico.

equipamentos fotográficos

Proteção

Para que seu equipamento esteja sempre seguro, use caixa estanque e mochila bem vedada, a fim de evitar a entrada de água do mar ou da chuva e de areia. O filtro UV e o parasol vão proteger a sua lente contra entrada direta da luz do sol e quedas, respectivamente.

Também é essencial que você tenha seguro do equipamento. Mesmo que todos os cuidados sejam tomados, acidentes acontecem. O seguro garante que, mesmo que o pior aconteça, você não ficará sem seu material de trabalho.

equipamentos fotográficos

Por último, mas não menos importante, use filtro solar! Você é o seu equipamento mais valioso. Portanto, jamais se descuide no sol!

E aí, gostou deste post sobre equipamentos fotográficos? Então curta nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações com mais informações e dicas incríveis!

Previous As melhores fotos do último swell no litoral paulista!
Next Concurso da Surfmappers vai eleger a melhor foto de surf da internet

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *