O que é a regra dos terços e como colocá-la em prática nas fotos?


regra dos terços
Onda quebrando em Padang Padang, por Bruno Matos

Um dos princípios básicos na prática da fotografia, a regra dos terços auxilia o fotógrafo a garantir que a informação mais importante da cena seja posicionada em pontos de destaque na imagem. Mas como colocá-la em prática nas imagens de surf?

Neste artigo, vamos explicar no que consiste essa regra, como aplicá-la enquanto fotografa e edita e, ainda, de que forma ela pode ser adotada para fazer as melhores fotos de surf. Vamos lá?

O que é a regra dos terços?

A regra dos terços é um dos ensinamentos mais famosos da fotografia e, por sorte, é um dos mais fáceis de serem colocados em prática. Consiste no cruzamento de 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais na tela da câmera, que formam, ao todo, 9 quadrados.

regra dos terços
Surfista na Praia do Recreio, por Illan Pellenberg

Os pontos mais importantes da imagem — para onde normalmente os olhos se voltam primeiro — são os 4 em que as linhas se encontram. Assim, todos os elementos que o fotógrafo quer destacar ou fazer um enquadramento melhor são posicionados em um ou mais desses pontos. Como resultado, uma imagem mais equilibrada e harmônica, dosando os elementos na proporção correta.

Fora desses pontos de destaque, o profissional enquadra elementos de descanso e composição com o tema principal da fotografia, como a paisagem ou o céu.

Como usar a regra na hora de fotografar?

Para os profissionais mais experientes e com longos anos de jornada na fotografia, adotar a regra dos terços é algo automático e, por isso, eles já têm o olhar treinando para enquadrar o tema principal dentro desse padrão, sem ao menos precisar das linhas.

Já para os novatos ou aqueles que estão em busca de aprimorar a sua técnica, a dica é ativar as linhas de grade no visor da câmera (a grande maioria dos dispositivos mais novos possuem esse recurso) ou do smartphone para educar, aos poucos, a forma de olhar.

Entretanto, vale destacar que tão importante quanto saber posicionar o elemento é saber exatamente o que se quer fotografar e que tipo de sentimentos quer causar em quem verá essa foto.

O problema é que, na adrenalina do momento, algumas vezes não é possível pensar nos pontos de intersecção das linhas. Para esses casos a solução é aplicar a regra dos terços na hora da edição das imagens.

regra dos terços
Foto de Gustavo Antelmi, na Quebra Mar, sendo editada pela regra dos terços no Photoshop

Softwares como o Photoshop e o Lightroom, do Pacote Adobe, possuem as linhas que podem ser ativadas durante a edição. Assim, é possível fazer com que a imagem cumpra a regra dos terços e tenha um resultado interessante.

Como colocá-la em prática nas fotos de surf?

Fotografar surf é uma oportunidade incrível para mostrar o trabalho de um fotógrafo. Com imagens dinâmicas ao ar livre, as imagens são sempre cheias de movimento e adrenalina. Por isso, nesse esporte também é possível utilizar a regra dos terços.

É uma boa estratégia para quem quer posicionar o surfista de uma maneira harmônica, destacando a sua performance de forma equilibrada em relação ao mar. Uma dica interessante é procurar posicionar o céu e o mar nas linhas da borda, fora dos pontos de intersecção.

regra dos terços
Praia da Macumba por Juliano Cersossimo

Vale destacar que a regra dos terços é importante para criar fotos bem enquadradas, mas não significa que o fotógrafo precisa ficar preso a ela. Lembre-se de que a fotografia é uma arte e, como tanto, pode e deve ser livre!

Gostou deste artigo? Se você quer saber mais sobre o assunto, conheça também os 7 tipos incríveis de fotografia de surf!

Previous Concurso da Surfmappers vai eleger a melhor foto de surf da internet
Next Conheçam o fotógrafo do Mês: Adriano Feres, o Nosso Frame

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *