Surf Art: conquiste seu público e lucre com as suas fotografias!


O surf é um esporte que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil graças à influência dos grandes nomes que chegaram ao cenário internacional da modalidade. Não podemos esquecer também dos milhares de quilômetros de praia que possibilitam que mais e mais pessoas o experimentem.

Com essa popularização, cresce também o gosto pelo estilo de vida proporcionado pelo esporte, dentre os quais se destaca o Surf Art. Essa é uma expressão visual que vários profissionais encontraram de manifestar o seu amor pelas ondas e que também está se tornando uma ótima forma de negócio.

Para conhecer mais sobre o assunto, neste artigo vamos abordar como a temática do surf está presente na decoração dos mais variados lugares, de que forma um fotógrafo pode lucrar com as suas fotografias dentro desse segmento e, ainda, como o crescimento do esporte está transformando o Surf Art em tendência. Confira!

Decoração com temática de surf

O surf é um esporte que envolve esperar a onda certa, estar atento e conhecer bem o mar. Além disso, a modalidade, que é uma das mais praticadas em cidades litorâneas, também é benéfica para o corpo, uma vez que favorece o fortalecimento muscular, alívio do estresse, perda de peso e mais qualidade de vida para quem o pratica.

Mais do que domínio das técnicas e todos benefícios proporcionados por esse esporte, o surf se tornou um estilo de vida para quem busca mais contato com a natureza, momentos divertidos e muita adrenalina.

Não é à toa que esse estilo de vida saiu dos mares e foi parar na decoração de casas, bares, restaurantes e até empresas. A inspiração vem de elementos que remetem ao mar e ao surf, uma tendência ligada à natureza.

Conheça os principais recursos utilizados para trazer a atmosfera surfista para a decoração!

surf art
Possibilidades de decoração com temática de surf

Pranchas

Mais do que um dos elementos principais para a prática do surf, as pranchas podem ser aliadas na decoração. Muitos optam por reformar aquela prancha que não serve mais para entrar no mar e até mesmo compram peças que são verdadeiras obras de arte.

O objeto pode ser colocado na parede, pendurado na entrada da casa ou até mesmo servir como uma mesa ou aparador, dentro de uma ideia de decoração.

Cores do mar

Nesse estilo de decoração, as cores do mar, que são o azul e o verde, também podem estar presentes, tanto nas paredes, como em pequenos objetos. Entretanto, é importante tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente.

O mar também pode estar presente por meio de elementos como areia e objetos, como conchas e até réplicas de estrela do mar e outros animais desse habitat.

Fotos artísticas

Outra forma de trazer o surf para dentro de casa é apostar nas fotos artísticas do esporte feitas por profissionais. Elas trazem capturas de momentos que transmitem adrenalina, aventura e a atmosfera do estilo de vida de quem surfa.

Uma forma de acrescentar essas imagens na decoração de uma maneira harmoniosa e elegante é usar quadros, que podem ser de tamanhos variados, desde que a imagem seja impactante.

surf art
Fotão do Messias no Morro das Pedras

Como lucrar com fotografias de surf

Com a popularização dos sites de venda de fotos de surf, o fotógrafo que se especializa nessa área pode ter ótimas oportunidades de negócio. Assim, para que as fotos de surf fiquem boas e possam ser usadas como elemento de decoração, é preciso que elas sejam produzidas a partir de um olhar artístico, se enquadrando no que é chamado de Surf Art.

Quando o profissional está preparado, as suas imagens podem fazer parte da identidade de casas, lojas, restaurantes etc. Mas, como deve ser uma boa foto de surf? Confira alguns aspectos primordiais!

surf art
Foto do experiente Ale Rodrigues

Domínio do equipamento profissional

Para produzir fotos incríveis é recomendado investir em um equipamento profissional e também em uma caixa protetora contra água, caso queira fotografar de dentro do mar e bem próximo do surfista.

Com a câmera em mãos, o profissional vai precisar observar:

  • fotômetro;
  • ISO, que deve estar próximo de 100;
  • velocidades mais altas para congelar o movimento ou baixas para produzir fotos com efeito de movimento;
  • diafragma para regular a entrada de luz, principalmente porque as fotos são feitas durante o dia;
  • escolher as lentes certas (recomenda-se a partir de 200mm para fotos de fora d’água e 50mm dentro d’água).

Conhecimento do oceano

A escolha do local também será determinante para obter o efeito esperado na fotografia. Por isso, na hora de sair para fotografar surfistas em ação, é importante conhecer o local com antecedência para encontrar melhores ângulos e conhecer o comportamento do mar.

Olhar treinado

Por fim, é preciso ter um olhar treinado para o surf. Cabe ao fotógrafo conhecer o tipo de onda, movimentação do atleta e saber identificar quando surgirá uma manobra digna de um quadro artístico.

As melhores fotos normalmente são aquelas que capturam aspectos que a maioria das pessoas nunca vê. Por isso, ângulos, profundidade e efeitos são bem-vindos.

surf art
Surf art incrível do Bruno Matos

Surf Art e a tendência de mercado

Com a expansão da prática do surf em todo o mundo, pessoas que investem nesse ramo têm diante de si um nicho de possibilidades de negócio.

Como vimos, a utilização de elementos ligados ao surf na decoração dos mais variados espaços está crescendo, motivada pela maior adesão de pessoas a esse esporte. Com isso, cresce o número de adeptos ao estilo de vida praiano, o que faz do Surf Art uma tendência de mercado.

Esse é um movimento que busca unir a paixão pelas ondas do mar e a arte. Com isso, essa iniciativa agrega fotógrafos, videomarkers, pintores e shapers em busca de um objetivo comum: levar a sua filosofia aos mais diversos espaços.

surf art
Decoração com quadros de surf art

Entretanto, a fotografia artística é um dos meios mais influentes desse movimento, uma vez que, com elas, é possível sentir a emoção vinda de dentro dos mares e, mais do que um registro do que acontece durante a prática esportiva, captar a essência que nem sempre é vista a olho nu.

Neste artigo, pudemos ver que o fotógrafo que usa suas habilidades para produzir Surf Art está diante de diversas oportunidades: de um lado, captar imagens únicas do esporte e, do outro, conquistar o público e lucrar mais com suas fotografias.

Se você é fotógrafo de surf ou gostaria de ser, conheça a nossa plataforma e se conecte com surfistas e amantes do esporte!

Previous Conheçam o fotógrafo do Mês: Adriano Feres, o Nosso Frame
Next Como funciona o direito de imagem na fotografia? Entenda

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *