Surf na Praia da Joaquina


surf na praia da joaquina
Surf na Praia da Joaquina. Foto: Pitch Lordello

O surf na Praia da Joaquina é famoso entre os amantes do esporte e objeto de desejo para quem sonha em descer morras pesadas. Situada no leste da ilha de Florianópolis em Santa Catarina, a Joaquina é umas das praias de surf mais famosas do Brasil, muito procurada pelos surfistas da região sul.

O famoso cenário composto pelo costão de pedras e a “pedra do careca” se destacando no inside é inconfundível, assim como as longas esquerdas nos melhores dias. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o pico que faz parte da história do surf nacional.

surf na praia da joaquina
Um ângulo diferente do Costão. Foto: Canva

Melhores condições de ondulação e vento para surfar na Praia da Joaquina

Antes de mais nada, para quem tem pressa ou está indo surfar agora, seguem as condições ideais para encontrar boas ondas na praia da Joaquina:

surf na praia da Joaquina
fonte: Guia Ainasurf Florianópolis

Famosa pela consistência, a Joaca, como é chamada pelos locais, recebe bem as ondulações de sul, sudeste e leste, bem como ventos dos quadrantes norte, noroeste e oeste. Ou seja, a potência do swell e a direção dos ventos determinam a qualidade das ondas, já que a praia recebe bem as ondulações mais frequentes.

Grandes ondulações de leste produzem esquerdas pesadas que abrem desde atrás das pedras até o meio da praia. Já as ondulações de sul e sudeste trazem bons triângulos quando os ventos sopram do quadrante norte. Por isso o surf na Praia da Joaquina tornou-se objeto de desejo por surfistas de todos os níveis, e também para a realização de campeonatos e festivais de surf, desde a década de 70.

No outono e inverno, grandes ondulações fazem a cabeça dos surfistas mais experientes, enquanto no verão, as valinhas espalhadas pela praia e a infra-estrutura turística garantem a presença do crowd dentro e fora d’água.

A região próxima à praia conta com estacionamento, sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas, hotéis e restaurantes. Por isso no verão turistas de todo o país invadem a praia, deixando o trânsito bastante intenso.

História da Praia da Joaquina

Antes chamada de Praia do Mar Grosso, foi rebatizada em homenagem a uma antiga moradora, Joaquina Rosa de Oliveira Costa, que viveu no Século XIX. Filha de barões, Dona Joaquina teria ensinado outras mulheres do local a fabricar utensílios domésticos de linhas entrelaçadas (as “rendeiras”) e também ajudado pescadores que trabalhavam na região. Muito querida na região, por volta de 1850 ela teria sido levada pelas ondas do mar quando realizava seus trabalhos nas pedras do costão.

A Joaca, ficou internacionalmente conhecida no mundo do surf a partir da década de 70. Quando ocorreram os primeiros eventos de surf no local. Até hoje, a praia é palco de eventos e festivais, principalmente no verão.

Campeonatos de Surf na Praia da Joaquina

O primeiro campeonato de surf organizado no local foi em 1974 – o Piu Surfboards. Dois anos depois, aconteceu o primeiro festival – o I Rock, Surf e Brotos, organizado pelo jovem Cacau Menezes, atualmente uma figura conhecida nas colunas sociais e jornais catarinenses. A partir de 1978, os campeonatos tornaram-se freqüentes, reunindo grandes nomes do surf nacional e mundial. Na década de 80, os Festivais foram patrocinados pela Olimpikus em 82, 83 e 84 e pela OP em 85 e 86, abrindo caminho para o histórico Hang Loose Pro Contest de 1986.

surf na praia da Joaquina
Surf profissional na Praia da Joaquina durante o Hang Loose Pro 1986. Foto: Hardcore.com

A última etapa do mundial de surf sediada no Brasil havia sido em 1982 no Rio de Janeiro e nunca uma etapa havia sido realizada em Santa Catarina. Por isso, o Hang Loose Pro Contest de 1986 foi especial e levou mais de 30 mil espectadores de todo o país para assistir ao show de surf dos tops mundiais Mark Richards, Tom Carroll, Shaun Tomson e Wayne Bartholomew nas esquerdas de 8 a 10 pés que quebraram durante a competição.

O Hang Loose Pro Contest foi realizado por 4 anos seguidos na Joaca até ser transferido para outras praias como Maresias e Cacimba do Padre em anos posteriores. Em 2016, no aniversário de 30 anos de sua estréia, o campeonato voltou a ser realizado na Joaquina, válido como WQS 6 mil e novamente levou milhares de pessoas para assistirem as participações dos campeões mundiais brasileiros Adriano de Souza e Gabriel Medina.

Outras dicas na região

Localizada em uma região muito bonita, a Joaquina é cercada por belas dunas que contornam a praia. Elas ficam bem movimentadas na alta temporada, pois são famosas e consideradas as melhores do sul do país para a prática do sandboard.

surf na praia da joaquina
Prática de sandboard. foto: Canva

Há aluguel de equipamentos no local, mas o preparo físico para subir as dunas de volta precisa estar em dia, especialmente nos dias de calor. Um bom programa para os dias nublados!

Surfistas iniciantes também encontram seu lugar na Joaquina, com uma boa oferta de escolas e aluguel de equipamentos. O inside costuma oferecer boas condições para os primeiros drops, mesmo em dias com ondas um pouco maiores lá fora.

surf na praia da joaquina
Nem sempre é big wave. Foto: Isaac Scharmann

O costão que separa a Joaquina da Praia Mole possui algumas trilhas com visual deslumbrante. Porém é preciso conhecer o local para evitar trechos onde a maré alta ou ondas fortes podem provocar sérios acidentes – como a lenda que deu origem ao nome do local.

Existe ainda uma outra lenda, de que neste trajeto há uma onda rara, que quebra sob condições especiais que somente os locais conhecem.

Mas se poucos vão até lá conferir, é porque na Joaquina quebra uma das melhores ondas de Floripa e do Brasil, além de ser uma das mais consistentes. Vale a visita. Lembre-se de recolher o seu lixo e boas ondas!

E se você já surfou na Praia da Joaquina, clique aqui e encontre a sua foto!

Previous Dicas para iniciar na fotografia aquática de surf
Next As 10 melhores fotografias de surf de agosto

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *