Você sabe quais tipos de serviços que o fotógrafo de surf pode oferecer?


Você sabia que existem diversos serviços que o fotógrafo pode oferecer? São muitas as opções de segmentos em que ele pode atuar, oferecendo seu trabalho para registrar momentos importantes, especialmente quando se trata de um fotógrafo de surf.

Se você ainda tem vontade de conhecer mais sobre os serviços prestados por esse profissional, então acompanhe nosso artigo. Abaixo, listamos alguns trabalhos que você pode realizar, mesmo que não esteja envolvido com o esporte. Confira!

Quais os serviços que o fotógrafo pode oferecer?

Dentre os tipos de serviços mais comuns estão: campanhas para marcas, surftrips, cobertura de campeonatos, sessões exclusivas, videomaker e surfart. Cada um deles exige talento e bom olhar para conseguir captar os melhores momentos pelas lentes da câmera.

Fotógrafo de campeonato de surf

Esse profissional costuma frequentar campeonatos em que há diversos surfistas disputando por uma boa colocação. O fotógrafo se posiciona na areia ou entra na água para registrar momentos marcantes, como as manobras radicais, fotografando cada etapa dos variados tipos de participantes desse esporte.

Gabriel Medina na etapa Pipemasters em 2017, clicado pelo Sebastian Rojas.
Gabriel Medina na etapa Pipemasters em 2017, clicado pelo Sebastian Rojas.

O profissional de fotografia tem que capturar imagens que demonstram a beleza do surf e, com a máxima precisão a cada clique, de movimentos do surfista. Nesse trabalho é fundamental utilizar técnicas e equipamentos para que o serviço seja feito com a máxima qualidade.

Vale ressaltar que o ideal é que a organização do evento faça a sua contratação para cobertura do evento.

Videomaker

Alguns fotógrafos possuem habilidades para tirar boas fotos e ainda fazer filmagens para documentários, outros profissionais são dedicados apenas aos vídeos – esses são os videomakers. Nessa área, diretores e uma equipe habilidosa apresentam cenários reais do mundo do surf. Muitas dessas filmagens são voltadas para demonstrar os bastidores dos campeonatos ou a vida de um determinado surfista.

A questão é que o videomaker deve se adaptar aos diferentes contextos que podem surgir ao longo das filmagens, mantendo sempre a capacidade de registrar as cenas que são interessantes para o público-alvo da produção. Para isso, é importante contar com equipamento apropriado para que tudo possa ser feito com eficiência e prontidão.

Fotografia de surftrip

Se você ama viajar e fotografar, então esse serviço é ideal, pois você une as suas duas paixões. Conhecer novas praias e aproveitar para registrar os movimentos dos surfistas e os encantos das ondas fazem com que o fotógrafo fique ainda mais envolvido com a tarefa.

O ideal é acompanhar o dia a dia de uma equipe pré-determinada de surfistas, que contratará os seus serviços para documentar não só o esporte, mas também a vida dos atletas ao longo do passeio. Mas se você preferir, nada impede que você viaje conforme sua agenda e capte imagens aleatórias de surfistas e as coloque à venda online.

Surfart

Os cenários que envolvem o surf costumam ser alucinantes: belas praias, natureza exuberante, muita onda e o sol dando aquela luz perfeita. O mercado de surfart volta suas lentes não apenas para ação que ocorre onde as ondas quebram, mas também para o universo que gira em torno disso.

Foto de Luiz Blanco
Foto de Luiz Blanco

Uma fotografia da paisagem local ou um ângulo diferenciado da galera surfando podem render uma foto que servirá de decoração para uma casa de praia ou para um empreendimento que respire a vibe do surf. Saiba se posicionar e obter o melhor do que a natureza tem para oferecer!

Como o fotógrafo de surf deve se preparar?

Independentemente do serviço que você escolher, é importante entender que fotografar é muito mais que apenas tirar fotos. É conseguir captar a união harmônica entre a luz e os movimentos do surfista. Por isso, é preciso praticar bastante para produzir um material de qualidade e ter o seu trabalho valorizado.

Assim, quanto mais você seguir uma área, mas experiência terá, criando seu próprio estilo e desenvolvendo um olhar mais aprofundado e treinado para obtenção das fotografias certas. Sua perspectiva se tornará original e você será capaz de inovar e surpreender seus clientes.

Quer saber como começar a vender suas fotos de surf? Acesse o Surfmappers, faça seu cadastro gratuito e deixe os surfistas encontrarem as suas fotos incríveis!

Previous Confira 7 dicas de empreendedorismo para fotógrafos
Next As 10 melhores fotos de surf do final de semana no Rio de Janeiro!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *