Mulheres que mudam o jogo no surf


mulheres inspiradoras no surf
Maya Gabeira por Vitor Estrelinha

Hoje é celebrado o dia internacional da mulher e nós resolvemos trazer para vocês alguns nomes que vem mudando o cenário do surf. Mulheres que trabalham para outras mulheres se sentirem melhor na própria pele ou dentro do mar. Elas são responsáveis por projetos sociais, organizam campeonatos, fazem pranchas e tantas outras coisas.

Quer saber mais? Confira essa lista e conheça mulheres inspiradoras no surf!

1. Maya Gabeira

Surfista de ondas grandes, Maya Gabeira desbrava mares gigantes e tira de letra desafios que parecem impossíveis para meros mortais. A carioca é recordista mundial em sua modalidade e não mede as palavras na busca por um cenário igualitário no surf.

mulheres inspiradoras no surf

2. Suelen Naraísa

Suelen é bicampeã brasileira de surf e um dos nomes mais relevantes no cenário do surf feminino no Brasil. Além de ter a própria escola de surf em Itamambuca, está constantemente envolvida com a organização de campeonatos e eventos voltados para mulheres no esporte.

mulheres inspiradoras no surf

3. Robin Lanei

Robin é uma surfista e artista americana. Ela traduz a rotina da mulher no surf através de suas ilustrações bem humoradas. Mas não se engane pelo tom leve dos desenhos, há algo a refletir sobre cada imagem.

mulheres inspiradoras no surf

4. Sophie Goldschimdt

A executiva britânica tem uma sólida carreira no setor esportivo e foi CEO da WSL (Liga Mundial de Surf) entre 2017 e 2020. Durante sua gestão na Liga, implementou o pagamento igualitário entre surfistas homens e mulheres. A mudança era uma demanda antiga e serve de exemplo para entidades de surf no mundo todo.

mulheres inspiradoras no surf

5. Davenia Ferraz

Davenia é uma surfista carioca que ocupa um espaço tradicionalmente masculino. Há 17 anos produz pranchas de surf! Ela tem sua marca própria, na qual faz pranchas sob encomenda; e também é a responsável pelas pranchas da marca Langai.

mulheres inspiradoras no surf

6. Luiza Coutinho

Luiza é carioca, surfista e designer. Ela é a criadora da marca Langai, na qual cria vários produtos irados como pranchas, camisetas, biquínis, etc. Além das belíssimas criações, ela ainda mantém grupos de surf através dos quais mulheres do país todo trocam ideia, marcam caídas juntas e fortalecem o surf umas das outras.

mulheres inspiradoras no surf

7. Nuala Costa

Nuala é uma surfista pernambucana, feminista e ativista social. Ela fundou o projeto TPM – Todas Para o Mar, o qual visa o empoderamento feminino através do surf, além de inclusão social e geração de renda para mulheres no paraíso de Maracaípe.

mulheres inspiradoras no surf

8. Suellen Nobrega

Suellen é uma fotógrafa de Maresias que trabalha com surf feminino há muitos anos. Ela busca empoderar mulheres através de suas potentes capturas e também participa de alguns projetos voltados para o surf feminino.

mulheres inspiradoras no surf

9. Águas de Gaia

Águas de Gaia é o novo projeto da Cris Brosso, que antes era responsável pelo Longarina. Nesse projeto social ela busca levar o amor oceânico por meio do surf para mulheres. Inclusive, ela está buscando mulheres em estado de vulnerabilidade social, que tenham passado por violência doméstica ou que precisem recuperar a alegria por estarem vivas.

mulheres inspiradoras no surf

10. Carolina Bridi

Carolina, além de surfista, é jornalista, uma das criadoras da Flamboiar e apresentadora do podcast Vá Surfar Gina. O podcast, atualmente, conta com 22 episódios onde são retratadas experiências, visões e opiniões de mulheres que são referência no surf. Nesses episódios são levantadas questões como as consequências das pressões estéticas no surf, o surf e a maternidade, e a prática do esporte para o desenvolvimento pessoal, dentre tantas outras.

mulheres inspiradoras no surf

E aí, curtiu a lista de mulheres inspiradoras no surf? Tem sugestões de outros nomes que atuam nesse mercado para ficarmos de olho? Manda pra gente!

Previous Você já parou para pensar em quanto o surf te ensina a cada sessão? Quanto ele te faz evoluir fora da água?
Next As 10 Melhores Fotos de Surf do Brasil em Março

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *