Surf na Praia do Matadeiro


surf na praia do matadeiro
Matadeiro por Henrique Pedroso

O “secret” mais famoso da ilha da magia é também um dos melhores cenários para a fotografia – saiba como é o surf na Praia do Matadeiro em Florianópolis.

Entre os morros ao sul da ilha está uma das mais belas praias de Florianópolis, a Praia do Matadeiro. O cenário formado pelos morros que cercam a pequena praia, mais as pedras sobre a faixa de areia branca, os barcos de pesca e as praias vizinhas ao fundo formam cenários perfeitos e proporcionam ângulos diversificados para o posicionamento dos fotógrafos, dentro ou fora da água.

O crowd também costuma estar presente, afinal é uma onda acessível, de arrebentação próxima e com ondas protegidas, sempre menores do que nas praias vizinhas. Por isso, é bastante frequentada por surfistas de todos os níveis. Além disso, existe uma razoável infra-estrutura de bares e restaurantes, que atraem turistas durante a temporada.

Para chegar ao Matadeiro, é preciso deixar o carro na praia da Armação e seguir a pé, cruzando uma pequena ponte ou atravessando o riacho para chegar até a trilha curta que dá acesso à praia.

Apesar de curta, a trilha já é um belo passeio para famílias ou para os mais velhos, mas para quem procura uma caminhada mais desafiadora há também a trilha que leva do canto sul da praia do Matadeiro até a Praia da Lagoinha do Leste, em pouco mais de 2h de caminhada.

Por que a Praia do Matadeiro tem este nome?

O nome da praia remete ao passado recente, no qual a caça de baleias era permitida em Florianópolis. As praias da Armação e do Matadeiro eram alguns dos principais pontos de caça. Na Armação os cardumes eram emboscados e então direcionados até o Matadeiro, onde os animais eram mortos e levados para a praia.

Na época, parte da iluminação pública na cidade utilizava como combustível o óleo de baleias. Ossos e outras partes dos animais também eram largamente utilizados como matéria-prima na construção civil. Até hoje, muitas das casas de pescadores construídas na região ainda têm as suas paredes e muros construídos com ossos e óleo de baleias.

A caça, no entanto, é proibida desde 1973 e a população de baleias vem se recuperando desde então. Atualmente, a observação das baleias francas é uma das principais atrações turísticas no litoral de Santa Catarina, gerando receita para o estado.

Bem próximo à Praia do Matadeiro, o pequeno trecho entre a Praia do Morro das Pedras e a Praia da Armação é um excelente ponto de observação, onde as baleias são avistadas com frequência todos os anos, principalmente entre os meses de julho a novembro.

Condições ideais de surf no Matadeiro

A Praia do Matadeiro é voltada para o nordeste e é bastante protegida por morros altos. Por isso é uma das poucas na região que funcionam bem com ventos do quadrante sul. Nestes dias, o crowd está sempre presente e é bastante democrático. Isto é, vai a raça toda mesmo, não é raro ver profissionais dividindo o line-up com surfistas iniciantes, até mesmo as escolinhas de surf. Um prato cheio para os fotógrafos! (fonte: Guia Ainasurf)

A arrebentação bem próxima favorece a diversificação dos ângulos, tanto dentro quanto fora d’água. Por isso, nos melhores dias, dezenas de fotógrafos se revezam nos registros em diferentes partes da pequena praia.

aquecimento na praia do matadeiro
Aquecimento na areia por Carlos Maehashi (Onlysurfsaves)

ATENÇÃO: A Praia do Matadeiro é um paraíso isolado, cercado de natureza porém habitado e frequentado por moradores locais, da ilha e turistas. Durante a temporada o fluxo de pessoas pode ser grande. Respeite sempre a natureza e as sinalizações nas trilhas e na praia – não deixe lixo na praia e leve apenas recordações. (melhor ainda se encontrar aquele registro na plataforma da SurfMappers!)

Previous Treino para surf com balance board
Next Circuito Surf Treino Solidário no Campeche

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *