O “secret” mais famoso da ilha da magia é também um dos melhores cenários para a fotografia – saiba como é o surf na Praia do Matadeiro em Florianópolis.
Entre os morros ao sul da ilha está uma das mais belas praias de Florianópolis, a Praia do Matadeiro. O cenário formado pelos morros que cercam a pequena praia, mais as pedras sobre a faixa de areia branca, os barcos de pesca e as praias vizinhas ao fundo formam cenários perfeitos e proporcionam ângulos diversificados para o posicionamento dos fotógrafos, dentro ou fora da água.
O crowd também costuma estar presente, afinal é uma onda acessível, de arrebentação próxima e com ondas protegidas, sempre menores do que nas praias vizinhas. Por isso, é bastante frequentada por surfistas de todos os níveis. Além disso, existe uma razoável infra-estrutura de bares e restaurantes, que atraem turistas durante a temporada.
Para chegar ao Matadeiro, é preciso deixar o carro na praia da Armação e seguir a pé, cruzando uma pequena ponte ou atravessando o riacho para chegar até a trilha curta que dá acesso à praia.
Apesar de curta, a trilha já é um belo passeio para famílias ou para os mais velhos, mas para quem procura uma caminhada mais desafiadora há também a trilha que leva do canto sul da praia do Matadeiro até a Praia da Lagoinha do Leste, em pouco mais de 2h de caminhada.
Por que a Praia do Matadeiro tem este nome?
O nome da praia remete ao passado recente, no qual a caça de baleias era permitida em Florianópolis. As praias da Armação e do Matadeiro eram alguns dos principais pontos de caça. Na Armação os cardumes eram emboscados e então direcionados até o Matadeiro, onde os animais eram mortos e levados para a praia.
Na época, parte da iluminação pública na cidade utilizava como combustível o óleo de baleias. Ossos e outras partes dos animais também eram largamente utilizados como matéria-prima na construção civil. Até hoje, muitas das casas de pescadores construídas na região ainda têm as suas paredes e muros construídos com ossos e óleo de baleias.
A caça, no entanto, é proibida desde 1973 e a população de baleias vem se recuperando desde então. Atualmente, a observação das baleias francas é uma das principais atrações turísticas no litoral de Santa Catarina, gerando receita para o estado.
Bem próximo à Praia do Matadeiro, o pequeno trecho entre a Praia do Morro das Pedras e a Praia da Armação é um excelente ponto de observação, onde as baleias são avistadas com frequência todos os anos, principalmente entre os meses de julho a novembro.
Condições ideais de surf no Matadeiro
A Praia do Matadeiro é voltada para o nordeste e é bastante protegida por morros altos. Por isso é uma das poucas na região que funcionam bem com ventos do quadrante sul. Nestes dias, o crowd está sempre presente e é bastante democrático. Isto é, vai a raça toda mesmo, não é raro ver profissionais dividindo o line-up com surfistas iniciantes, até mesmo as escolinhas de surf. Um prato cheio para os fotógrafos! (fonte: Guia Ainasurf)
A arrebentação bem próxima favorece a diversificação dos ângulos, tanto dentro quanto fora d’água. Por isso, nos melhores dias, dezenas de fotógrafos se revezam nos registros em diferentes partes da pequena praia.
ATENÇÃO: A Praia do Matadeiro é um paraíso isolado, cercado de natureza porém habitado e frequentado por moradores locais, da ilha e turistas. Durante a temporada o fluxo de pessoas pode ser grande. Respeite sempre a natureza e as sinalizações nas trilhas e na praia – não deixe lixo na praia e leve apenas recordações. (melhor ainda se encontrar aquele registro na plataforma da SurfMappers!)